AOS ORGÃOS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

Praia, 14 de Abril de 2012

Assunto: Comemorações do Dia da Terra 2012
O Dia da Terra foi criado em 22 de Abril de 1970 quando o então Senador americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Naquela data, mais de 20 milhões de pessoas nos EUA se engajaram imediatamente para manifestar a sua preocupação com a degradação ambiental. A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser adoptado em vários países ao redor do mundo e a sua comemoração vem se tornando um evento internacional.
 
Os ecologistas utilizam o Dia da Terra como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das actividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufacturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a protecção de espécies ameaçadas.

De 15 a 22 de Abril a Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento, ADAD,  promove uma série de actividades para comemorar o Dia da Terra sob o lema “Mobilizar a Terra” cujo acto central se realizará no Campus da UNIC-CV, Palmarejo no dia 20 de Abril de 2012 a partir das 10H00, conforme programa em anexo. As actividades, realizadas em saudação à Conferência RIO+20, contam com o Alto Patrocínio da Embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde e a parceria de várias instituições, nomeadamente o Governo, a UNI-CV e as Câmaras Municipais.
 
O evento tem como objectivo despertar a consciência de todos para a preservação e a conservação do meio ambiente no nosso Planeta. Várias actividades serão realizadas como campanhas de saneamento do meio, plantação de árvores, palestras, exposições, para além de actividades culturais e desportivas.

A ADAD e a UNI-CV agradecem a atenção dos órgãos da comunicação na cobertura deste evento.

Januário da Rocha Nascimento



Para mais informações favor contactar:

- José Manuel Pereira, Docente UNI-CV: 952 69 81/2629127
- Elsa Rocha: Membro da ADAD: 261 52 29
Januário Nascimento (ADAD) : 262 23 48/991 85 55
Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Dia da Terra 2012

 

 

Faixa publicitária