Agir contra o POP's

 

 

 

 

 

AOS ÓRGÃOS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

NOTA DE IMPRENSA

 

Ilha de Santiago – São Jorge

 

Atelier de sensibilização

“Agir contra os POPs”

 

 

No quadro do projecto da Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento-ADAD, “Agir contra os POPs”, terá lugar no dia 7 de Setembro no INIDA – Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrario, um atelier de sensibilização para os agricultores da zona a fim de promover alternativas à utilização de pesticidas químicos tóxicos. Será momento de relembrar os perigos do uso de produtos tóxicos e nomeadamente os POPs. Cabo Verde assinou a Convenção de Estocolmo em 2006.

Uma atenção particular será dada a transmitir as experiências caboverdeanas na matéria com a participação de AGRAFE, Associação dos Grupos de Reflexão, Análise, Formação e Experimentação de Alto Mira na ilha de Santo Antão. Esses grupos de agricultores beneficiaram de 2006 a 2010 de formação na agricultura biológica no âmbito do Projecto “Porto Novo Rural”, implementado pela ONG Atelier Mar em parceria com a ONG ESSOR.

O INIDA tem igualmente um papel importante na investigação de solução local para a luta contra as pragas e doenças e nesse sentido uma visita guiada do instituto de investigação representa uma oportunidade para os agricultores conhecer o trabalho desenvolvido no domínio da protecção vegetal.

 

Esse ateliê conta com a presença do Coordinador Nacional do Programa das Pequenas Subvenções do GEF que financia esse projecto dentro dos 21 seleccionados em 2011.

 

Esse projecto conta com a parceria e participação do INIDA, AGRAFE/ESSOR, Delegações do MDR, Direcção Geral do Ambiente e Governo de Cabo Verde.

 

As actividades têm o seguinte programa :

Horario

Actividades dia 7 de Setembro em São Jorge

9h00

Abertura do atelier - Sra Presidenta do INIDA, Sr Coordinador Nacional do GEF –SGP e Sr Presidente da ADAD

9h20

Introdução aos POPs - ADAD- Carin Gérard

10h20

Lunch

10h30

Luta integrada - INIDA - Gilbert Silva

12h00

Exemplo de experiença caboverdiana - AGRAFE - Paulo Sousa

12h30

Demonstração da fabricação de biopesticida e biofertilizante - AGRAFE - Paulo Sousa

13h00

Visita do INIDA - INIDA- Gilbert Silva

14h00

Almoço

15H00

Encerramento

 

 

Para mais informações favor contactar:

- Carin Gérard – 9170643/  Mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Faixa publicitária